As bombas de injeção PF e PFR não dispõem de eixo do comando de válvulas próprio. Conseqüentemente, os êmbolos da bomba são impulsionados pelo eixo do comando de válvulas do motor.
A transmissão do movimento propulsor é feita com ou sem roletes. Geralmente a fixação é feita diretamente no motor e sua posição depende de cada aplicação. As bombas PF e PFR normalmente são de 1 cilindro, mas existem versões de 2, 3 e 4 cilindros, e geralmente são utilizadas em muitos motores diesel, como estacionários, grupos geradores de energia, barcos de pesca, etc.
Fonte: http://br.bosch-automotive.com/pt/internet/parts/parts_and_accessories_2/motor_and_sytems/diesel/bomba_manual/bomba_manual_1.html
- Componentes de desgaste:
- Elemento
- Válvula de pressão
- Impulsor de rolete
- Mola
- Componentes de desgaste:
- Rolete
- Pistão
- Mola do pistão
- Válvulas
- Filtro
Bomba Manual
A bomba manual está instalada junto à bomba alimentadora e serve para eliminar bolhas de ar do sistema diesel, o que comumente se conhece por “sangrar o sistema diesel”. O ar pode “entrar” no sistema, por exemplo, quando é feita a troca dos filtros de combustível, ou a manutenção na bomba de injeção diesel. CUIDADO! O mercado de autopeças oferece bombas manuais de outras marcas com aspecto visual similar às da Bosch, mas com qualidade infinitamente inferior.Bomba Manual Bosch | ||
Características | Vantagens | Benefícios |
Carcaça de alumínio | Não se oxida | Maior vida útil |
Vedação perfeita | Não goteja; maior estanqueidade | Evita desperdício de combustível |
Modelo universal | Compatível com os modelos anteriores | Menos tipos no estoque |