Os veículos diesel devem passar por uma inspeção para garantir a baixa emissão de poluentes durante a rodagem e o sistema de injeção eletrônica contribui para que o motor tenha um bom desempenho, com baixo nível de gases tóxicos e economia de combustível.
A reparação de unidades injetoras é importante para que todo o sistema funcione corretamente, assim evita possíveis problemas e gastos desnecessários, aumentando sua vida útil. Quer entender mais sobre a reparação de unidades injetoras? Continue a leitura deste artigo!
O que é o Sistema de Unidade Injetora?
O sistema de unidade injetora é responsável pela injeção do combustível diretamente nos cilindros e substitui o conjunto porta-injetor dos sistemas convencionais. É um dos principais componentes de alimentação de combustível, dispensa o uso de tubulações de alta pressão, possibilitando atingir altos valores de pressão, e cada unidade injetora está instalada no cabeçote do motor.
Em condições adequadas, o sistema de unidades injetoras apresenta diversas vantagens como:
– Economia de combustível;
– Distribuição correta de pressão e combustível aos bicos injetores;
– Injeção adequada de combustível no motor;
– Pulverização adequada de combustível.
Principais problemas na Unidade Injetora
A falta de manutenção correta e de cuidados com o sistema de unidade injetora, além do seu tempo de utilização, podem causar alguns problemas nesse componente e prejudicar o desempenho do motor. Alguns dos sinais que podem indicar que o sistema de unidade injetora está com problemas são:
– Consumo excessivo de combustível;
– Redução no desempenho;
– Excesso de fumaça;
– Motor vibrando;
– Falhas na ignição e ao trocar a marcha;
– Perda de potência e aceleração.
Quando esses sinais aparecerem, é imprescindível procurar a ajuda de uma empresa especializada em reparação de unidades injetoras.
Procedimento de diagnóstico do problema
O primeiro passo para a realização do reparo da unidade injetora é fazer o diagnóstico e descobrir onde está o problema. O diagnóstico é feito da seguinte forma:
1- Por meio de sua interface de comunicação, o computador é conectado ao veículo em um conector para verificar os códigos decorrentes das falhas apontadas. Os códigos de 50 a 56 são referentes às unidades injetoras.
2- Após a análise dos códigos, o técnico começa o trabalho prático com as peças e ferramentas adequadas.
3- É feita a retirada dos periféricos, parafusos e acionador de válvulas para dar acesso à unidade injetora e conseguir fazer a sua remoção.
4- Após a remoção da unidade injetora, é feita uma inspeção ou troca dos anéis de vedação e arruela.
5- Antes de iniciar o reparo, é importante fazer os testes das unidades injetoras na máquina e bancada específicas para verificar o seu funcionamento e se estão em condições de uso.
Para fazer a reparação de unidades injetoras, é importante contar com uma empresa especializada e com maquinário completo para esse tipo de serviço.
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